BRASIL REPÚBLICA
ONDE FOI ISSO? NO NOSSO PAIS, APÓS UM MOVIMENTO CHAMADO DE "BRASIL IMPÉRIO" .
BRASIL IMPÉRIO!
-E QUE DIABO É ISSO, TAMBÉM????

?????????????????????????
Chama-se de Brasil Império o período histórico do nosso país que se iniciou em 07 de setembro de 1822 (Independência) e 15 de novembro de 1889 (Proclamação da República), durando quase 68 anos.
ENTÃO, O SISTEMA QUE PREVALECE HOJE NO NOSSO BRASIL É UMA REPÚBLICA E ANTES DESSA REPÚBLICA, QUE TEMOS HOJE, HOUVE UM OUTRO SINTEMA, QUE É CHAMADO DE IMPÉRIO; IMPÉRIO PORQUE ERA GOVERNADO POR UM................................................................
...............................................................................................................................................................................................................................IMPERADOR.
O NOME DELE ERA: DOM PEDRO II
TENDI, TENDI...

Resumo da Proclamação da República do Brasil – contexto

que por meio de um golpe militar, nas costas do IMPERADOR, tornou possível a queda da Monarquia, que deu espaço para a REPUBLICA DO BRASIL (República Federativa e Presidencialista do Brasil). Vamos ver agora quais foram as principais causas que levaram a isso, afinal, um movimento tão GRANDÃO desse jamais acontece “da noite para o dia”.
• O sistema monárquico brasileiro estava em crise (fraco e sem apoio), em uma verdadeira decadência, porque já não servia mais para suprir as necessidades sociais que gritavam cada vez mais. E bom lembrar que o Brasil foi o último país da América a se tornar uma república; pois é. Depois a sociedade estava querendo menos autoritarismo, mais liberdade econômica e mais democracia.
• O imperador D. Pedro II estava "toda vês" metendo o bico nas decisões da Igreja Católica e acabou perdendo o apoio dela . Vale lembrar que, nesse momento, a Igreja Católica ainda era uma instituição muito poderosa e respeitada. "Era a chefona".
• O exército era a outra galera que não estava muito feliz com a Monarquia, e razões para isso não faltavam não! Além da corrupção que acontecia na corte, o Império ordenou que os militares não podiam se manifestar perante a imprensa sem que tivessem uma autorização do Ministro de Guerra. Essa medida não os agradou em nada.
• Os cafeicultores ( fazendeiro, no popular), que eram uma elite poderosa da época, também não apoiavam mais a manutenção do poder monárquico, principalmente porque eles mesmos desejavam ter mais poder político, o que não era possível durante o império.
• A classe média, formada por jornalistas, estudantes, professores, artistas, profissionais liberais, funcionários públicos e outros estava crescendo cada vez mais no Brasil, principalmente nos centros urbanos. Essas pessoas desejavam participar mais das decisões políticas e, por conta disso, se identificavam dos ideais republicanos, os quais começaram a apoiar.
• O movimento republicano começou a crescer e ganhar força, principalmente graças a todas confusões citadas acima. Os setores que estavam zangados com a monarquia depositaram suas expectativas nesse movimento, acreditando que com ele seria possível melhorar a situação do país.
• A Abolição da Escravatura, datada de 1888 foi mais um duro golpe para o imperador. Os grandes fazendeiros se sentiram desamparados, porque teriam que pagar para os trabalhadores e isso ia lhes custar muito caro. Se já estavam descontentes com a Monarquia, esse fato só contribuiu para que esse sentimento se intensificasse.
Resumo da Proclamação da República do Brasil – como aconteceu?
Diante de toda essa bagunça que acabei de citar, e de outros menos importantes, podemos notar que a Monarquia realmente estava a ponto de acabar. O Imperador, D. Pedro II, estava cada vez mais encurralado, perdendo o apoio e a confiança dos setores sociais que o mantiveram no poder até aquele momento.
Além de tudo isso, a saúde de D. Pedro II também estava debilitada, o que facilitou o ganho de força do movimento republicano.
Em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com apoio de todos aqueles que compartilhavam dos ideais republicanos, deu um golpe pelas costas do dom pedro II, demitiu o Conselho de Ministros e assinou oficialmente um manifesto que proclamava a república e instaurava um governo provisório.
Três dias depois, a família real voltou para Portugal, enquanto o Brasil ingressava na República da Espada.
TENDI, TENDI.

ASSISTA ESSE VÍDEO PARA MELHOR FIXAÇÃO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário